E a cabeça fica mesmo de 10 a 26 de maio

A Compª de Teatro de Sintra/Chão de Oliva, vai repor, a partir de 11 e até 26 de Maio na Casa de Teatro de Sintra, a sua última produção (a 66ª), “E a cabeça tem de ficar?”, a partir de textos de Karl Valentim.

No programa deste espectáculo, pode ler-se:

“(…) Ao montarmos “E a cabeça tem de ficar? ”, colocamo-nos contra a corrente de massificação acéfala, escolhemos pensar com um autor que, aparentemente, desconversa, complica, não diz nem quer dizer nada. Ao escolhemos Karl Valentin, escolhemos o olhar sobre o desconcerto do mundo e do país, este, onde temos vivido acima das nossas possibilidades – pelo menos é o que nos dizem todos os dias. Ao escolhermos este autor, fazemos uma opção ética: entre a renúncia ou o riso alarve, escolhemos o rir de nós, e convidamos o público ao mesmo exercício. Porque saber rir de nós, vai além dos lábios e da garganta. Desce o diafragma e chega à alma, essa que é o nosso alicerce e a nossa esperança contra a desilusão e o imobilismo.

Quatro foram os desafios que desde o início colocámos como prioritários na montagem desta peça. O primeiro passava por propor aos actores o mínimo envolvimento psicológico na representação, antes procurando o jogo rítmico da fonética dos textos e (da perplexidade) das situações. Um segundo desafio centrava-se na exploração das características corporais de cada um dos dois actores em palco, sem cair na imitação do dueto Karl Valentin-Liesl Karlstadt. Os outros dois desafios provinham do método de trabalho usado no anterior espectáculo da Companhia – e ainda num outro, do grupo de marionetas do Chão de Oliva, o “Fio d´Azeite” – onde participou, no essencial, a mesma equipa, e que tinha a ver com a utilização de praticamente um único objecto em cena – a perseguição do objecto polimorfo, neste caso uma bicicleta; por fim, a articulação, não narrativa, dos vários quadros, a procura do todo através dos fluídos de cena: luz, espaço (s),música, movimento, etc.”

Cabeça

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: